segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Superstições Japonesas



Another


Há um tempo atrás, enquanto assistia ao anime “Another” fiquei curiosa em saber o por quê do elevador do hospital não havia o número 4 escrito nele. Por isso resolvi pesquisar sobre algumas das diversas superstições japonesas relacionadas ao estilo do anime, ou seja, à morte, azar e coisas sombrias  ;)
Para minha surpresa descobri que os japoneses têm alguns receios quanto aos números em certas coisas!
O motivo pelo qual não há o número 4(shi) no elevador, é porque o som da sua pronuncia soa idêntico ao de "morte". E é até por isso que eles pronunciam o número 4 como Yon. Dar presentes com 4 unidades à um amigo(a) também pode significar término de amizade.
Em relação a números nos hospitais, descobri também que não é utilizado vários deles em leitos!
9 - Sua pronúncia “kyu” que significa agonia ou tortura.
42 - Significa morrer se for pronunciado separadamente (shi-ni).
420 - Significa espírito se for pronunciado separadamente (shi-ni- rei).

            Ainda em relação aos números sem ser em hospitais, os japoneses acreditam em maldição na idade, chamada “yakudoshi”. A palavra se refere às idades de 42 e 33 para homens e mulheres, respectivamente. A palavra "yaku" significa calamidade e "doshi", idade. Os japoneses acreditam que esse período é crítico e turbulento, por isso os amigos e parentes oferecem uma festa para reunir energia positiva para ajudar a superar as dificuldades do período. No ano seguinte, ou seja, quando a mulher completar 34 e o homem 43 e a soma de 4+3=7, que é considerado um número místico. Algumas pessoas agradecem com um culto, invés de festa.

Acredita-se também que a construção de uma casa influi na sorte do seu morador. Desde tempos remotos, evita-se construir a entrada da casa voltada para a direção nordeste, pois se crê que era pelo "Kimon"("ki"=demônio; "mon"=entrada) que os "onis"(demônios) entravam. Essa superstição é levada a sério até hoje.

A forma de se deitar pode significar azar também. Se a cabeceira da cama estiver virada para o norte, você estará deitado(a) como um morto(a).

Para os japoneses, a pessoa que estiver no meio de duas pessoas numa foto poderá sofrer uma tragédia

E, acho que não só os japoneses mas grande parte do mundo, acredita que se uma morte acontecer através de um ódio ensandecido, o lugar onde aconteceu isso fica lotado de morte!

Segundo os habitantes do Japão o menor cômodo da casa, geralmente o BANHEIRO, é sempre habitado por espíritos malignos.

E para deixar a parte do banheiro mais aterrorizante, descobri que os danados dos japinhas que já são expert em fazer filmes de terror, inventaram em 2009 um papel higiênico, o The Drop, que traz em si histórias assustadoras. Bizarro não?


The Drop
        E aí, já deu para se arrepiar um pouquinho com essas superstições japonesas? Então não perca tempo e assista também Another e se arrepie muito mais com este aterrorizante anime que gira em torno da maldição da sala 3 do 9º ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário